Cada um por si. A internet é um grande trânsito e você vê as coisas surgirem na tela, textos, imagens, fotografias, e parece mágica, então é fácil esquecer que existem seres humanos assim como você é, que pararam e criaram aquilo, o que quer que seja aquilo.
Pare o mundo por um instante. Imagine tudo congelado nesse momento. A gota que pinga da pia na cozinha, o carro que passa na rua, seu amigo vindo em sua direção. Pare tudo! Deixa tudo congelado por um momento e se vê como único ser no mundo que se move.
Pense mais nas pessoas ao seu redor, no seu MSN. Lembre-se que por traz do profile existe um ser humano pensante, emocionalmente ativo, com ideias e sentimentos e o respeite como ser da mesma espécie.
E assim, quando você encontrá-lo na rua, não será tão difícil olhar em seus olhos. Gostando ou não, não será tão difícil ao menos dizer “boa tarde”. Tenha consideração pelas pessoas. Considere o que elas lhe dizem e o que elas pensam para lhe dizer. Concorde ou discorde, mas esteja junto na luta do direito de ser dito, e respeite! Se for necessário, contra-argumente, se não, se cale. Apenas se cale! Você pode ganhar com uma idéia alheia que está ali sendo exposta gratuitamente, mas você perde muito quando se debate irracionalmente para contestá-la simplesmente para se sentir vivo. Com uma palavra de fúria ou um simples “por que não” ou “não concordo”. Se explique, seja menos individualista, dê algo em troca a quem te dá uma ideia.
Libere o mundo agora. Deixe o tempo correr, deixe a gota pingar, os carros andarem, deixe seu amigo chegar até você e te conhecer melhor. Troque um olhar, troque idéias, ou troque divergências que seja, mas dê algo mais do que xingamentos infundados ou histerias embasadas numa discórdia que você nem sabe da onde vem pois não parou pra pensar.
Dê algo mais que “não”. Enfim, seja menos ignorante. Não ignore as coisas ao seu redor. Não ignore conhecimentos novos, idéias diferentes. Tenha opnião própria, mas respeite a opnião dos outros e reconheça que existem pessoas melhores e piores que você.
Saiba que a pessoa mais inteligente do mundo pode não ter a brilhante idéia da mais desprovida de inteligência. Afinal, cães vira-latas são mais espertos que puddles.
Não seja hipócrita de amar todo mundo ao seu redor, mas tenha um bom motivo para não amar. Um motivo realmente importante. E mesmo assim, respeite esse o qual não ama como parte do seu Universo. Não crie barreiras. Pinte seu quarto com cores que gosta, mas use também algumas cores que não gosta. E qualquer que sejam as cores, não esqueça nunca de abrir suas janelas.
Seu carrinho está vazio.