Quando você está assistindo um filme ou um programa de tv com alguém do lado e passa algo interessante, curioso ou que te dá alguma ideia, o que você faz? Comenta! Vira pra pessoa ao lado e diz algo “que legal”, “que merda”, “poxa, tive uma ideia”…
Mas e se você está sozinho? Então você pega o celular e… liga pra alguém? Não! Você TWITTA sua ideia!
E, eu fiquei frustrado quando percebi isso. O quanto estamos sozinhos por causa do vício com as redes sociais.
Antigamente o Orkut era uma boa rede social. A gente entrava e participava de comunidades com interesses em comum, com assuntos que interessavam, e debatiamos ideias, criavamos polêmicas, discussões, esclareciamos dúvidas de outras pessoas, éramos esclarecidos. Dai com o tempo ele foi se resumindo em scraps e album de fotos e depois em cadeados e depois só recados… Então um belo dia alguém resolveu falar sozinho e criou um site de scraps de 140 caracteres. Twitter…
Acontece que quem fala muito, ouve pouco. E 140 caracteres é muito multiplicado várias vezes por dia. Eu percebi o quanto estava mergulhando em um mundo solitário onde eu queria ler muitas pessoas, tinha vários seguidos e não lia ninguém, por que o que meus amigos próximos ou pessoas que realmente me importavam os dizeres, se perdiam no meio de Lucianos Hulks, Willian Bonners, Tessálias e outras pessoas menos importantes.
Sem contar a vida real. O conforto de achar que meus 200 seguidores se importavam com o meu comentário sobre o jornal me acomodou a deixar de buscar uma companhia real para assistir o jornal ao meu lado. Foi-se o tempo em que a família se reunia na sala para ver televisão. Agora é cada um no seu quarto, com sua própria tv. E o mundo se torna então mais individualista e solitário.
São milhões de carros nas ruas e a grande maioria com uma única pessoa dentro. Vidros fechados, som alto, ou vidros abertos pro carro ao lado ouvir o seu som alto, como um grande twitt! “adoro essa musica http.youtube…”
O mundo está virando uma grande Matrix. Estamos nos transformando em seres entubados, isolados, suprindo a energia de entidades mais civilizadas que nós mesmos. E quando você precisar, vai perceber que o que realmente importa, não está ali.
Hoje eu não estava em um bom dia. Estava desanimado, meio chato e não twittei isso como de costume, como fazem as pessoas que eu sigo. Eu quiz acordar. Eu falei isso pra amigos no msn, mandei emails e sms convidando pra sair, e foi bem mais real. Por que se eu falasse no twitter, provavelmente se perderia com a rotina do Luciano Hulk ou as piadinhas de um comediante engravatado de óculos escuros.
Escrevo tudo isso pois tomei minha pílula azul (ou vermelha… não me lembro mais do filme). Eu quiz acordar. E quero dar satisfação se não te sigo mais no twitter. Eu fiz a limpa total.
Quero deixar claro que eu adoro algumas pessoas que conheci por lá, mas quero tê-las no msn, quero seus telefones para ir visitá-las. Mas não mais as sigo pois não me interessa a cor do esmalte que estão usando. Me interessa saber do que um amigo precisa, e essa informação se perdia no meio de tantas outras.
Se o que eu escrevo é interessante pra você, se você leu esses 3040 caracteres (muito mais que 140) e admira, então pode continuar me seguindo, pois é por lá que vou divulgar meus trabalhos e outros textos como este. Se não, por você, me de unfollow. Em mim e nas celebridades ou pessoas distantes. Se quiser, melhor, me deixe seu telefone ou msn, mantenha contato, cultive a proximidade, o calor humano, a comunicação em duas vias e não mais o “falar sozinho”, palavras ao vento.
Temos uma tecnologia maravilhosa em nossas mãos, comunicação rápida, de massa, mas não estamos usando ela em benefício próprio. As redes sociais estão nos dessocializando, e temos que tomar muito cuidado com isso.
A dois anos atrás eu twittei que não dava créditos a quem seguia mais de 20 pessoas. Hoje, depois de uma grande limpeza, eu sigo 60 e percebo o quanto eu estava certo. Não estou satisfeito ainda e sugiro que todos repensem sobre os seus seguidos e façam o mesmo.
Quero voltar a ler meus RSSs, falar no msn, usar emails e de preferência telefone. Ter uma vida menos introspecta e mais real. Tagarelar menos e ter mais conteúdo pra quem está realmente ao meu lado.
Faça o mesmo! Mate alguns passarinhos!
Seu carrinho está vazio.
3 Comments
Super concordo… por isso nem entro lá. Para meus amigos, adoro dizer bom diaaaaa!!!! e receber em imediato um bom dia de volta!
Ah, e despentear cabelo, nem dá pra fazer pelo twiitter…. seu descabelado!
Conhece aquele ditado que diz que "temos 2 orelhas e 1 boca… isso nos dá uma dica importante sobre a proporção entre ouvir e falar que deveríamos adotar"?
[…] é a segunda vez que eu falo sobre isso, mas desta vez é pra valer. Pra valer o ano, a intenção e o sonho de reciclar as pessoas […]