Hoje é um dia especial. Não por que algo especial tenha ocorrido neste dia mas por que é a data que eu escolhi para celebrar minha alforria de um relacionamento abusivo. Sim, homens também sofrem relacionamento abusivo. Mas vou falar disso depois…
Antes quero dizer que o maior problema de um relacionamento abusivo é perceber que se está envolvido em um. E eu usei esse verbo propositadamente. Se ‘perceber’ em um relacionamento abusivo é tão complicado para a vítima quando para o abusador.
Sabe que eu acredito que muitas vezes o abusador não tem ciência do que faz, e eu descobri isso quando consegui me desvencilhar de meu relacionamento abusivo. Também vou falar disso depois…
Eu escolhi ter uma data para celebrar essa minha libertação, para que eu tenha um calendário para me lembrar de quem eu sou e falar do assunto. Para que eu nunca mais me esqueça e para que eu faça outras pessoas ‘perceberem’, pois afinal, essa é uma data especial. Uma data pra gente prestar atenção em nossos cônjuges.
Eu uso essa data para lhe convidar a prestar atenção se há algum desses traços em seu parceiro ou parceira (e eu não vou mais duplicar os gêneros para não atrapalhar a leitura. Fica aqui ressaltado que estou falando de homens e mulheres) :
Pode ser que seu parceiro crie cenários para lhe afastar das pessoas que gostam de você. E ele faz isso de tal maneira que você não percebe. Então perceba se de repente você não está brigando com as pessoas que te amam. Olhe para o lado e veja quantos de seus amigos e familiares estão verdadeiramente em paz com você nesse momento. Se há muitas ou poucas pessoas com quem você não está em paz, procure enxergar o que o fez afastar deles ou eles se afastarem de você.
Pode ser que seu parceiro te faça acreditar que algumas pessoas que antes você gostava e admirava, se tornaram culpadas de coisas horríveis. É possível que ele crie artimanhas, elabore evidências e circunstâncias que parecerão reais e você vai acreditar que aquela pessoa em quem sempre confiou, de repente é um traidor, um monstro, alguém indigno de sua amizade. E então você se afastará dessa pessoa também.
Perceba se há egoísmo em seu parceiro. De repente ele quer as coisas de seu jeito e vai arrumar uma maneira de te convencer de que o jeito dele é o melhor. Acredite, não é só teimosia bonitinha de seu signo. Pode ser sinal de relacionamento abusivo. Perceba! Pode ser um destino de saída de fim de semana, ou uma viagem. Pode ser a escolha da roupa que você usa, o filme que irão assistir, ou até coisas mais complexas, como palpites excessivos na administração de sua casa, trabalho ou até mesmo aquisição de bens, de um celular até mesmo o modelo de seu carro.
Você se sente segura e acredita que seu parceiro é o melhor parceiro do mundo, que tudo aquilo são sugestões e críticas embasadas em sua alto capacidade. Você então se sente frágil e incapaz de viver sem ele, por que de repente ele é muito bom para você. Você se sente impotente sem ele. Talvez até mesmo feia, frágil, inferior…
Eu escolhi esse dia para te dizer que, independente de sua história, você não é nada disso! Ninguém é melhor do que ninguém. Ninguém dá segurança ou depende de ninguém. Somos livres e é possível ser feliz sozinho. Aliás, ninguém fica de fato sozinho. Pessoas novas virão. Aquelas pessoas que você não está em paz, voltarão.
Falo com propriedade pois veja eu, sou homem, sofri muito com um relacionamento abusivo, durante muito tempo. E arrisco a dizer que, mesmo sem agressões físicas, o relacionamento abusivo a um homem pode ser tão ou mais destrutivo do que a uma mulher.
Mulheres são fortes, são resilientes por natureza. São elásticas, versáteis, adaptáveis. Nós homens não. Mulheres morrem em relacionamentos abusivos. São mortas. Mas pense, devido a sociedade machista que vivemos, homens abusados também morrem. Morrem calados. Se matam. Pois quando um homem sofre relacionamento abusivo, ele não tem muito com quem contar. Não tem uma delegacia especial, um espaço de voz. Geralmente não tem um amigo que vá ouvir o que ele sofreu sem caçoar, diminuir ou ridicularizar aquele sentimento. Não haverá um colo, um apoio real.
Imagina um homem chegando na delegacia com o olho roxo por que apanhou da esposa (e isso é o cenário mais cômico que eu posso exemplificar, todo os outros cenários imagináveis seriam trágicos).
O ego de um homem que vive um relacionamento abusivo, é tão inflado e frágil quanto um balão de gás. Ele precisa se auto afirmar o tempo todo para a sociedade machista que lhe cobra, mas ele sabe o quanto está vazio por dentro e há medo de que qualquer cisco que o encoste, o estoure. Por isso que eu, que já era feminista, me tornei ainda mais atuante na causa. Por que percebi que o machismo não agride apenas as mulheres.
Enfim, independente de quem sofre mais em um relacionamento abusivo, o maior problema dessa agressão é perceber-se vítima.
Eu jamais teria percebido o abuso de minha companheira, jamais teria terminado com ela se ela não terminasse comigo. Por que eu era dependente daquela relação. Eu era dependente dela, como ela, abusadora, desejava que eu fosse. Mas depois que ela terminou comigo, após eu enfim decidir que não queria continuar sofrendo, comecei a rever tudo e estudar o que aconteceu.
Eu percebi que ela não notava o que fazia. Embora fizesse com intensão clara e consciente, ela não se dava conta da gravidade do que fazia. Mas eu, olhando para seu passado e suas histórias, consegui compreender suas necessidades de auto-afirmação e superioridade e portanto consegui perdoa-la. Por fim, perdoando, consegui enfim me libertar.
Talvez ter consciência de sua história, de seu passado e do passado de seu cônjuge, lhe de pistas se você está vulnerável a um relacionamento abusivo. Reveja a história de seus pais e sogros. Reveja se de repente você não está repetindo (ou evitando) o que lhe foi sugerido em sua infância como um relacionamento ideal.
E pra terminar, nesse dia tão especial, eu lhe digo com total convicção que você pode detectar e finalizar um relacionamento abusivo. Talvez seja um tanto assustador no início, mas ao ter a coragem de dar o primeiro passo, garanto que vai presenciar todas as pessoas que te amam de verdade voltarem a você para te suprir de amor, te ajudar a superar, te fazer enxergar tudo o que lhe permeia e em questão de tempo, muito pouco tempo, você conseguira compreender tudo, perdoa-lo se perdoar, deixar o abusador ir e enfim ser feliz por completo.
Aliás, ser feliz é o que todos nós queremos, não é!? Eu escolho essa data especial para desejar que você seja muito feliz!