Sexismo é igual racismo. É você afirmar que determinado ato ou comportamento está ligado ao sexo da pessoa, de maneira generalizada, preconceituosa e estúpida.
Sexismo não é o oposto de feminismo (nem machismo é o oposto de feminismo).
O feminismo busca a igualdade dos sexos e não a superioridade de algum deles, então cabe a nós feministas tentar extinguir o sexismo, pois se ambos os sexos são iguais, ambos podem cometer os mesmos erros.
Ao afirmar isso, uma corja de ‘feministas’ radicais e incoerentes levantam suas tochas e partem pra cima, só por que eu sou homem.
Eu posso ser homem e ser feminista, eu posso ser homem e sofrer em relacionamento abusivo, psicológico e até mesmo físico. Eu posso ser homem e ser chamado injustamente de louco por uma mulher, ter minha imagem manchada em uma rede de amigos e me fragilizar. Homens e mulheres sofrem com isso.
Talvez as estatísticas favoreçam um ou outro sexo neste quesito!? Sim. Provavelmente. Mas só traçando uma reta e colocando os interesses no mesmo nível é que conseguiremos conversar a respeito. Sem pré-julgamentos.
Enquanto exigirmos igualdade só a que é interessante ao universo feminista, o sexismo irá existir e o machismo prevalecerá, num mundo em que as pessoas não gostam de dar o braço a torcer.
Eu não sou melhor do que ninguém, e o simples fato de você ser mulher ou gay não lhe torna melhor do que eu! Talvez você até seja mesmo melhor do que eu, mais sensato, mais inteligente, mais forte, mas acredite, não tem a ver com seu sexo.
Seu carrinho está vazio.
1 Comment
Desde que vc me ensinou aquilo, eu nunca mais disse que era feminista. Sempre dizia ser ‘pró feminismo’ como vc me ensinou, respeitando que vinha de uma mulher…
Até que conheci uma mulher foda, de 52 anos, tbm nômade, que viaja sozinha depois de ter criado tbm sozinha 3 filhas. Ela mesma me repreendeu “por que vc se diz ‘pró feminismo? Vc é feminista e pronto”.
Quando eu disse o que vc me ensinou, ela me disse algo que se sobrepôs a seus ensinamentos: O feminismo é um movimento inclusivo e não exclusivo. Não exclúi um sexo. Quanto mais gente melhor.
Quando vc diz que um homem só pode ser ‘pró feminismo’ e não pode ser feminista, você o reduz a mero simpatiande e defensor, e acredite, assim como eu, tem muitos homens que se juntaram a vcs e lutam tanto quanto pra que haja igualdade dentro desse aspécto.
É necessário convencer os homens que o machismo é muito nocivo para nós homens também. Homens não são mortos por mulheres, mas se suicidam diariamente por que não dão conta da pressão da sociedade machista sobre eles. Além de que, somos sozinhos, não há ‘sororidade masculina’, temos que ser fortes sempre… Enfim…
É claro que não estou equiparando os números. Nem posso (as estatísticas estão ai), mas o machismo é prejudicial pra geral e por isso, permita a quem percebeu isso lutar junto com vcs.
Feminista ou pró-feminismo é só uma questão de semântica que pouco importa. Então lhe peço como homem tentando ser’ desconstruído, que não compre essa briga. Não com a gente. Bata de frente com machos babacas que tem por ai, ainda que eu pense ser mais efetivo ampara-los. Eles também estão feridos…
Pense a respeito.