Chato é maçante por definição.
Maçante é algo que perturba, que bate, pinga insistentemente, incomoda…
Incomodar… Quando você aguça os sentidos ou tem por natureza os sentidos aguçados, qualquer mísero barulho passa a incomodar. Um pingo incomoda. Ainda mais se for maçante, repetitivo… Chato!
Para uma pessoa normal, um pequeno barulhinho de uma gota ou de uma garrafa vibrando dentro de um carro é quase imperceptível. Para uma pessoa com sentidos aguçados, é quase uma prova de resistência. Quase dá para visualizar a garrafa trincando lentamente de tanto bater no metal, até que enfim se rompe e sangra seu líquido para todos os lados.
Quando você está ferido, seus sentidos no local ferido ficam aguçados. Qualquer pingo d’água incomoda, arde, e se ficar pingando, pingando… Chato!
Desligar tudo também pode ser chato. Ficar em silêncio, não se manifestar. Muito chato.
Mas as vezes é necessário, para o chato não ser você…. Ignorar totalmente o fato da garrafa vibrando pode ser difícil, mas as vezes é menos chato. O segredo é abstrair.
Abstrair:
Por definição, avaliar isoladamente coisas que estão juntas. Ou, não levar em conta. Ou, para mim, as duas coisas simultaneamente. Pois minha técnica para abstrair um blablabla repetitivo, chato, que discordo e estou cansado de ouvir é exatamente tentar avaliar, isoladamente, o motivo daquele blablabla. Dai desligo tudo, fico em silêncio… Chato!
É engraçado, irônico até, uma chato silêncio como forma de abstração de uma chata repetição.
As vezes julgar é chato. Julgar de chato é chato. Abstrair-se de um fato óbvio mas sutil* para insistir em um julgamento é muito chato. Talvez muito mais chato do que o próprio chato julgado.
( *sutil para as pessoas normais, com sentidos não muito aguçados )
Seu carrinho está vazio.