Bom dia, Senhor. Eu queria bater um papo com Você, pois tenho algumas dúvidas. Sou novo nessa coisa de fé e tem um monte de coisas que eu não sei como lidar.
Me disseram para eu simplesmente confiar, ter fé, que o Senhor vai resolver meus problemas e se não atender meus pedidos, é por que não é para ser, e vai me prover algo melhor.
Mas então eu fico pensando: Se eu preciso crer para ver, ter fé para algo acontecer, mas pode não acontecer pois o Senhor tem planos melhores… De que adianta a minha fé? No que exatamente eu devo ter fé? Já que tudo, independente de meus pedidos e de minha fé, está em Suas mãos?
É como ir a um restaurante onde o garçom nos traz o que ele quiser, independente do que você pedir, por que ele sabe qual comida é mais saudável. Tudo bem, eu posso entrar nesse restaurante sabendo disso, mas então, nem perco meu tempo pedindo. Me poupo de meus esforços e minhas ambições, só me mostro aqui, esperando.
Não aceito essa passividade, Senhor. Então, eu tenho pedido algumas coisas que desejo muito. E voltei a ter fé no Senhor pois me disseram que o Senhor poderia me ajudar. Mas até agora eu não tenho evidência nenhuma de que meus pedidos irão acontecer. Eu li na Biblia “espere no Senhor, Confie”, mas então queria saber outra coisa: Até quando devo esperar, sem evidências, já que, como conversado anteriormente, isso pode nem acontecer? E enquanto não acontece, como sei se irá ou não acontecer? Devo viver esperando?
Sem contar esse lance de tempo. Dizem que nosso tempo é diferente do tempo do Senhor, e temos que ter fé que as coisas acontecem no Seu tempo. Mas é meio complicado esperarmos uma coisa durante um tempo que não sabemos qual é, e que não sabemos se vai acontecer.
Sempre me dizem a mesma resposta as minhas dúvidas: “Confie!”. E tanto tenho tido fé no Senhor, que estou escrevendo um texto dirigido a Ti, mas na boa, desse jeito fica difícil. O Senhor não me dá respostas.
Embora uma amiga, outro dia me disse “você não está enxergando. A resposta de Deus está nas pequenas coisas. Preste mais atenção”.
Perai… Eu devo esperar um tempo que não sei quanto é, por uma coisa que não sei se vai acontecer pois é de minha vontade mas pode não ser da Sua, e ainda tenho que montar quebra-cabeças com respostas que o Senhor esconde por ai?
Meu Deus, o Senhor sabe das coisas. Sabe que existem pessoas pragmáticas. Por que não, simplesmente, faz acontecer? Mesmo por que, o Senhor está trocando a realização de meus sonhos pela minha fé, como um pagamento. Mas mesmo pagando, pode ser que eu não receba o que peço?
Se eu não receber, eu terei lhe dado minha fé, sem receber nada em troca, a perderei, e perderei os meus desejos. Como vou continuar?
O Senhor devolve minha fé se eu não ficar satisfeito?
Seu carrinho está vazio.
1 Comment
Excelente texto, Cacá!
“Deus age por caminhos misteriosos” é a explicação dada pelo crentes quando a vida é injusta. E essa é uma explicação quase tão boa quanto “não há Deus algum olhando por nós, a vida é naturalmente arbitrária”. Digo “quase tão boa” porque ainda fico com a segunda explicação, pois pelo menos é intelectualmente honesta, apesar de menos reconfortante.
À propósito: ser bom porque se espera uma recompensa de Deus depois da morte é tão infantil quanto ser um menino comportado porque se espera que Papai Noel seja bondoso no Natal. É ser bom pelo motivo errado. Não se precisa de Deus para ser bom, precisa-se de empatia humana. Só isso. Não espere recompensa ou presente de Deus, assim como não espera de Papai Noel. Você superou sua crença em Papai Noel, pode muito bem superar sua crença em Deus. Basta amadurecer.