O segredo da sanidade humana é viver cada etapa da vida no momento certo. Ser um bebê que vira uma criança no momento da infância e depois um adolescente na puberdade, se divertir, crescer e então procriar. Ser pai ou mãe, saber parar, passar e curtir cada etapa sem tentar procratinar ou inverter as fases do amadurecimento.
Qualquer etapa pulada ou adiantada, vai trazer consequências a sua formação. Uma garota que tem sua vida sexual iniciada precocemente tem maiores probabilidades de engravidar precocemente também. Se isso acontece, é importante que a família admita o erro de educação e assuma parte das responsabilidades com o bebê.
Se essa adolescente for obrigada a virar adulto em sua adolescência, ela irá querer retomar sua adolescência depois, e teremos um adulto com mentalidade de adolescente, querendo curtir prazeres da adolescência que não pode curtir antes. Muito provável, irá transferir as responsabilidades com seus filhos para os avós, para poder se divertir.
Os valores serão distorcidos. Erros que cometeriamos quando adolescentes, passam a parecer normais depois de adultos. As afinidades comuns se confundem e o indivíduo passa a viver numa espécie de Neverland, aonde nunca se cresce.
Ele passa a não encarar mais os obstáculos da vida. Cada barreira que é colocada em sua frente o faz desviar do caminho, procurando uma alternativa que lhe pareça com o caminho anterior, mas seja mais fácil. Se o marido lhe fez mal, a mulher vai passar a evitar homens. Se houver miséria, vai passar a dar demasiado valor material as coisas e se perde o senso de matar e morrer por algum desejo.
Viver uma fase da vida em época inadequada, é como ler o último capitulo de um livro. Você perde o interesse pelo resto do livro e se por ventura decidir lê-lo, nunca vai leva-lo a sério e vai desistir na primeira palavra que você não entender.
Seu carrinho está vazio.